Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

 ILE ASE ODE NIRE


ONLINE
1





COMO NASCEU O CANDOMBLÉ

 Como nasceu o candomblé ?

 A palavra Candomblé provém alguns significados entre os pesquisadores: Candomblé seria uma modificação fonética de "Candonbé", um tipo de atabaque usado pelos negros de Angola, ou viria de "Candonbidé", que quer dizer "ato de louvar, pedir por alguém ou por alguma coisa", ou ainda, de origem yorubana que significa "festa", ou o nome que se dá ao local onde são realizadas. Este culto da forma como é aqui praticado e chamado de Candomblé, não existe na África. O que existe lá é o culto à orixá, ou seja, cada região africana cultua um orixá e só inicia elegun ou pessoa daquele orixá.

 Portanto, a palavra Candomblé foi uma forma de denominar as reuniões feitas pelos escravos, para cultuar seus deuses, porque também era comum chamar de Candomblé toda festa ou reunião de negros no Brasil.

 Por esse motivo, antigos Babalorixás e Iyalorixás evitavam chamar o "culto dos orixás" de Candomblé. Eles não queriam com isso serem confundidos com estas festas. Mas, com o passar do tempo a palavra Candomblé foi aceita e passou a definir um conjunto de cultos vindo de diversas regiões africanas.

 Esse termo acabou por designar o conjunto de crenças religiosas das diversas etnias africanas, reunidas no Brasil em conseqüência do processo de escravidão.

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net